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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Reiventando a indústria fonográfica

Com o advento mundial da internet o mercado musical esta ficando cada vez mais desorganizado, traumatizado, desesperado para se tornar rentável a todo custo e, com isso, geram contratos e mais contratos entre gravadoras, empresas de distribuição e artistas que por consequente algumas vezes se tornam produto de um meio caótico e sua rápida ascensão pode ter o mesmo caminho do fim.

O que acontece, de fato, é que as gravadoras perderam, há tempo, a estabilidade garantida da venda de mídias físicas, e tentam de alguma forma retomar, mesmo sabendo que seu trabalho já foi taxado como sangue-suga de ambas as partes, dos artistas e dos consumidores. Por exemplo abusos musicais com os novos artistas, como se fossem fontes de minério inexploradas, alguns gravadoras e produtores alcança o sonho antes de ele ser sonhado e atrapalham o caminho que tinha de ser trilhado pelo artista, querem muito de quem ainda não pode garantir estabilidade ao menos psicológica diante do sucesso ou das cobranças.

A pressão, desespero e a necessidade de alcançar o público outra vez de forma mais física e menos virtual tem deixado problemas de comunicação ao longo do caminho, pessoas são forçadas a padrões para agradar e se tornam produto e nós que somos o meio aceitamos todo o lixo, porque nos acostumamos a viver em volta dele. Na minha opinião o artista ganha muito mais em seus shows, participações em eventos e venda de trilhas para outras produções audiovisuais do que vendendo cd nas lojas. Isso era fato a algum tempo, agora é óbvio e as gravadoras ou não conseguem aceitar ou simplesmente se desesperam ainda mais quando o artista apoia o compartilhamento de suas obras pela internet.

A indústria fonográfica irá cada dia perder mais potência se não souber acompanhar a globalização, precisa revitalizar seus métodos de criação e divulgação e se deixar ser agora influenciada, pois muitas vezes já foi influência, alcançou hegemonia e importância mundial que acaba indo além de assuntos musicais, esta na hora de crescer outra vez.


2 comentários:

Anônimo disse...

Música só é arte quando vem de dentro, quando é sincero. O dinheiro que se ganha com ela é uma consequencia de trabalho bem feito, e que conseguiu tocar as pessoas. Hoje em dia temos trabalhos ridiculos, que tocam pessoas à altura da qualidade musical.
Bomtextonathlinda :**
- T

Édila Maria disse...

Concordo com o comentário de cima, e também acho que a indústria fotográfica deve acompanhar as tendências, eu acho a sua função super importante para um artista, você ver uma foto de um artista e já define em sua cabeça como ele é, qual é o seu estilo. Beijos, amei.

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